O que é intercâmbio e por que você deveria fazer um?

Solicite um orçamento

Se você procurar o significado de “intercâmbio” no dicionário, vai encontrar “troca” e “reciprocidade de relações entre nações”.

Os primeiros programas de intercâmbio funcionavam exatamente assim: as pessoas passavam um tempo em outro país e, em troca, suas famílias recebiam um estrangeiro. Era uma mistura de experiências culturais.

Hoje, além de ser mais prático e barato, o intercambista poder contar com assessoria de agências especializadas nesse tipo de viagem. Fazer intercâmbio virou sinônimo de passar um período no exterior.

Não é mais necessário que a família do intercambista hospede alguém de outro país. Apesar de haver programas de intercâmbio que ainda funcionam assim, a maioria das pessoas que optam por morar temporariamente no exterior não são adeptas desse modelo mais antigo.

troca de aprendizado agora se dá entre o intercambista e as pessoas do país de destino. Isso sem contar com os colegas de intercâmbio que são de diversos outros países. A depender do programa escolhido, a convivência com múltiplas culturas é ainda maior.

Falando nos programas, o que não faltam são tipos diferentes de intercâmbio. Olha só: high school, trabalho e estudo, estudo e viagens, trabalho voluntário, estágio/trainee, curso de idioma… tem pra todo gosto, pra toda necessidade e pra todas as fases da vida 🙂

Além disso, cada modalidade pode variar quanto à duração. Isso mesmo! É totalmente possível adaptar o tempo da viagem à disponibilidade e vontade do intercambista, para que o período se adeque a cada realidade específica.

Existem programas de intercâmbio que duram um mês, outros que ultrapassam um ano… E nesse intervalo o que não faltam são possibilidades e variações!

Isso é tão verdade que é normal conhecer pessoas que já fizeram dois, três ou até mais intercâmbios ao longo da vida. Justamente porque cada um teve um tipo, um destino e uma duração diferente.

Não só as possibilidades são inúmeras, mas também são incontáveis as vantagens de fazer intercâmbio cultural. Aqui na CCI, nossos intercambistas sempre comentam com a gente sobre as viagens. E os benefícios mais comentados são:

  • O aprendizado de idiomas

Não dá pra comparar o estudo de uma língua estrangeira em um curso tradicional de idiomas, mesmo se dedicando e contando com excelentes professores, com a vivência de um intercâmbio.

Até nos programas de curta duração, é possível aprender muito! O contato que se tem com a língua no dia a dia é enorme. O intercambista ouve, lê, fala e escreve no idioma do país de destino, 24h por dia, todos os dias.

Pode até ser que ele faça amizade com outros brasileiros, mas ainda assim estará praticando muito mais do que se estivesse no Brasil, com aulas pontuais ao longo da semana.

No intercâmbio, é possível aprender sotaques, gírias, expressões, conhecer a música local, desenvolver conversas com nativos… Até as pessoas que têm mais dificuldade para aprender idiomas conseguem perder o medo de errar e evoluem muito!

  • Ganho de autonomia e maturidade

Quando se mora em outro país, não tem como deixar de ter responsabilidades novas. Isso fica muito evidente no caso de estudantes de high school, que ainda adolescentes, acostumados a viver com a família, entram em contato com uma cultura diferente, se mudam para uma casa diferente e estudam em um colégio com estrutura e matriz curricular bem diferentes da que estão acostumados.

O contato com todo esse universo de novidades permite que o jovem amplie sua visão de mundo e passe a ter uma postura mais madura.

Mas, muito se engana quem pensa que os adultos que decidem fazer intercâmbio não adquirem mais responsabilidades e não ganham autonomia!

Desde os preparativos para a viagem, o intercambista precisa ser organizado e muito consciente de que o sucesso do seu intercâmbio depende tanto da agência quanto dele próprio.

Claro que se for uma empresa com experiência no ramo e credibilidade, a assistência será mais profissional e segura. Mas, ainda assim, o intercambista tem sempre que manter contato com a agência de intercâmbio.

  • Upgrade no currículo e valorização no mercado de trabalho

Com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, quanto mais experiências acadêmicas, profissionais e pessoais, maior é a chance de conquistar um espaço na área desejada. Isso vale não só para quem deseja trabalhar em grandes empresas, mas também para quem opta por empreender.

O contato com línguas, pessoas e culturas variadas permite que uma mentalidade mais aberta se forme. E é justamente disso que o mercado de trabalho precisa. A isso, se somam também as competências técnicas que o intercambista adquiriu nos cursos e nas vivências profissionais ao longo da viagem de intercâmbio.

Existem programas de intercâmbio que são focados em especializações, estágios, trainees e empregos. Mas, cursos de idiomas, voluntariado, graduação e até high school são também muito importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos intercambistas. E isso sem dúvidas trará um diferencial competitivo.

  • Amizades com pessoas de diversos países

Nada mais engrandecedor do que o convívio com alguém que se possa apresentar de forma natural e espontânea a uma outra realidade. Esse contato abre a mente do intercambista para novas possibilidades e para a diversidade cultural.

Os intercambistas aqui da CCI Brasil sempre comentam que constroem laços verdadeiros e duradouros com os amigos que fazem durante o intercâmbio. Às vezes, a amizade é com um roommate; outras é com um colega de curso, ou até com alguém que fez um mesmo passeio turístico.

Parece que, durante uma viagem de intercâmbio, as pessoas ficam mais abertas ao novo, a vivências inéditas, a conversar com o outro… É uma fase realmente de muita liberdade e aprendizado. Por isso, as amizades acabam sendo mais intensas e mesmo após a viagem, permanecem por muitos e muitos anos!

A verdade é que o intercambista sempre voltará para casa com mais autonomia, responsabilidade, conhecimento e muita história pra contar!

Se você leu esse texto até aqui, não foi por acaso. Talvez você deseje fazer um intercâmbio, mas ainda não tenha se dado conta.

Ficou animado?! ✈️

Veja os programas de intercâmbio da CCI e comece a pesquisar qual é o melhor para você 😉

Espero que tenha curtido essa postagem 😊
Fique ligado aqui no blog: sempre traremos novos conteúdos pra você!

Jamile Machado

Marketing — CCIBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

insta