Tem idade certa para fazer intercâmbio? – CCI Brasil – Intercâmbio Cultural

Tem idade certa para fazer intercâmbio?

Antes de mais nada, idade biológica não tem qualquer relação com a disposição que uma pessoa pode ter para viver uma aventura. Concorda?

É exatamente por causa disso que existem diversos tipos de programas de intercâmbio: para adolescentes, jovens, adultos, e até idosos.

Muitos programas, como os cursos de idiomas, inclusive, podem ser feitos por pessoas de todas as idades! Eles têm durações variadas, o que permite que em várias etapas da vida um intercâmbio possa ser encaixado nos planos de quem sonha com uma viagem incrível!

Mas já que não existe idade certa para ser intercambista, como saber se você está numa fase boa para fazer intercâmbio? Se essa pergunta parece complicada, não se preocupe! A gente pensou em uma forma de facilitar tudo.

Existem características que geralmente são comuns a quem está em um bom momento para fazer intercâmbio. Veja se alguma delas tem a ver com sua realidade hoje. Aí vão elas:

  • Sentir-se entediado, cansado da rotina e sem muita perspectiva de crescimento dos projetos que está tocando. Isso acontece às vezes. Não fique culpado por não estar feliz o tempo inteiro, nem se compare a outras pessoas que parecem realizadas. Cada um tem seus problemas, seu ritmo e seus objetivos;
  • Ter necessidade de falar um segundo (ou terceiro) idioma, seja por questões profissionais ou pessoais, mas não ter tempo para fazer um curso tradicional. Falta de tempo é algo muito comum, e aprender línguas é muito importante para viver e trabalhar hoje em dia. Então, por que não unir o útil ao agradável e partir para um intercâmbio, não é?
  • Quer conhecer gente nova, fazer amigos e encontrar pessoas diferentes das com quem costuma conviver. Esse desejo parece bobo, mas em alguns casos é angustiante conviver sempre com as mesmas pessoas e ficar se perguntando o que poderia viver e aprender com pessoas novas. Isso pode mudar a vida de alguém. Somos um pouco de todo mundo que convive com a gente, então quanto mais pessoas legais conhecermos, melhor;
  • Está indeciso sobre o que fazer no momento ou em um futuro próximo, ou meio confuso com as possibilidades e precisando de um tempo para conhecer a si mesmo. Curioso como encontramos tempo pra trabalho, estudo, amigos, familiares, mas acabamos não dando atenção ao autoconhecimento. Ele demanda tempo! Um intercâmbio é uma grande oportunidade de pensar sobre si, rever os objetivos, descobrir qualidades que você não imaginava ter… Já tinha pensado nisso?
  • Precisa de liberdade, de novos ares, e quer sentir mais independência no cotidiano. Se você se sente meio sufocado com o dia a dia, não se sente livre como queria ser, ou se acha imaturo para assumir responsabilidades, pode ser que partindo para uma viagem de intercâmbio todos esses incômodos se transformem em liberdade, amadurecimento e traga vários aprendizados para sua vida!

Claro que essas características não precisam ser somadas. Mas se você tiver se enxergado em alguma dessas situações, pense com carinho em ser um intercambista e viver intensamente uma viagem que te faça crescer e ampliar horizontes.

Ah! Uma pessoa que não esteja sentindo nada disso pode simplesmente ter vontade de passar um período no exterior, seja por curiosidade ou para crescer como ser humano. Esses pontos que listamos são mais pra ajudar você, mas não são regras, ok? 😉😉

Só pra acabar de vez com a ideia de que intercâmbio é coisa de gente muito nova, caso você tenha se identificado com essas características, seja qual for a sua idade, talvez esteja no seu momento perfeito para fazer um intercâmbio cultural!

O que faz um intercambista é o espírito e a mentalidade!

Veja nossas opções e descubra qual é o melhor programa de intercâmbio para você!

Já sabe mais ou menos que tipo de viagem quer fazer? Tá esperando o que? Solicite mais informações sobre as possibilidades de viagem e peça seu orçamento falando com um de nossos consultores de intercâmbio (link da página de contato).

Curtiu o conteúdo desse texto?

Deixa seu comentário falando do que mais gostou, ou tirando suas dúvidas! É sempre um prazer conversar com nossos leitores.

Até a próxima viagem! ✈️ 😊

Jamile Machado,

CCIBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *