Quem pode fazer intercâmbio?

Solicite um orçamento

Intercâmbio é “toda viagem que tem como foco, através de experiências em outro país, o conhecimento intercultural”. Sabia disso? Ou imaginava que era outra coisa?

Só por essa frase já dá pra ver que intercambista não tem idade certa, destino certo, programa certo e muito menos um tempo fixo de estadia, não é verdade?

Cada pessoa tem uma necessidade, uma disponibilidade, um objetivo diferente. Cada pessoa tem sonho único!

Por isso o papel da agência de intercâmbio é tão importante para o intercambista. É ela quem vai apontar o melhor programa para atender exclusivamente o desejo de quem está planejando o intercâmbio, além de dar assessoria completa em todas as etapas da viagem.

As principais dúvidas sobre quem pode fazer intercâmbio estão ligadas à idade e ao custo da viagem. Você tem que conferir nossos diferentes programas de intercâmbio pra ver que nem uma coisa nem outra são impeditivas.

Olha só as modalidades: high school, trabalho e estudo, estudo e viagens, trabalho voluntário, estágio/trainee, curso de idioma tem pra todo gosto, necessidade e fases da vida!

Muita gente acha que intercâmbio é coisa de adolescente. Existem opções muito boas para quem está no colégio e pretende morar numa casa de família estrangeira, ou para um jovem que deseja fazer um curso de idiomas em outro país durante as férias. São experiências incríveis e marcam a vida das pessoas pra sempre.

Mas deixa eu contar uma coisa pra você: quem decide viajar não precisa estar na faculdade, ou no ensino médio. Muito pelo contrário! Todos os dias surgem mais programas, cursos e oportunidades de trabalho, inclusive de voluntariado, para adultos de todas as idades e até para idosos!

Os trabalhos voluntários são excelentes para crescimento pessoal, para descobrimento de propósitos de vida, para a prática do idioma… sem contar o upgrade que uma vivência como essa dá ao currículo. Com certeza a forma de ver o mundo e a sensibilidade do intercambista vão mudar!

E se você quiser, ainda tem a opção de realizar um intercâmbio com trabalho remunerado. Os intercambistas que optam por esse tipo de viagem conseguem arcar com muitos custos, seja de moradia, de passeios e até de cursos.

Além disso, através do trabalho é possível crescer muito como pessoa, fazer novos amigos, praticar o idioma e de aprender bastante com as experiências profissionais em outros países. Afinal, cada cultura tem um pouco a ensinar, e isso fica mais intenso quando se convive com estrangeiros em ambientes de trabalho.

Um aprendizado enorme que se tem por meio de uma viagem de intercâmbio é a capacidade de resolver problemas, é se colocar literalmente fora da zona de conforto e conseguir lidar com pessoas, climas, cidades e culturas novas. E quem não quer ser uma pessoa mais flexível nos dias de hoje?

Depois de saber tudo isso, aqui vai a resposta para o título desse post: Quem está de mente e coração abertos vai viver a melhor experiência da sua vida! Não importa qual seja o tempo da viagem, o país de destino ou a modalidade que escolher, o intercambista sempre voltará para casa com mais autonomia, responsabilidade, conhecimento… E com muita história pra contar!

Se você leu esse texto até aqui, talvez você sonhe com um intercâmbio, mas ainda não se deu conta. Veja os programas de intercâmbio da CCI e comece a pesquisar qual é o melhor para você! 

Espero que tenha curtido o conteúdo desse post. Se gostou, compartilha com seus amigos que pensam em fazer um intercâmbio daqueles e ter uma experiência inesquecível!

Ah! Se quiser tirar alguma dúvida ou falar sobre algum ponto do texto, deixe seu comentário aqui! Teremos o maior prazer de conversar com você! 🙂

Até a próxima.

 

Jamile Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *