Conhecendo nossos hermanos – CCI Brasil – Intercâmbio Cultural

Conhecendo nossos hermanos

Embarcar para um intercâmbio é o sonho de muita gente, mas, se você chegou aqui já está alguns passos à frente para fazê-lo se tornar realidade. Hoje nós vamos viajar para um país que está bem pertinho de nós, mas que não deixa de nos trazer encantos surreais.

Isso mesmo, estamos falando dos nossos vizinhos hermanos Argentinos. O país é uma bela opção para quem não deseja enfrentar muitas horas de voo, mas quer sentir um gostinho da Europa aqui na América do Sul.

A colonização espanhola deu a esse país algumas características que lembram muito o estilo de vida europeu. Não é raro encontrar pessoas lendo nos cafés pelo centro da cidade, assim como encontrar bibliotecas magníficas. O clima ameno também lembra muito o europeu, e se não fosse pelo espanhol talvez você até esquecesse que ainda está do ladinho do Brasil, e aí vamos conhecer um pouco mais esse destino?

Principais cidades na Argentina

Buenos Aires

A capital do país azul e branco é lar de universidades renomadas. Um bom exemplo disso é a Universidade de Buenos Aires (UBA), que se encontra entre as 20 melhores da América Latina e está aqui do nosso ladinho. Com pontos turísticos de tirar o fôlego, tais quais a casa rosada – sede do governo argentino- e o icônico bairro de Puerto Madero, a cidade conquista a todos que por ela passam.Casa Rosada - Buenos Aires Argentina

Córdoba

Localizada no interior da Argentina, a cidade de Córdoba é uma ótima opção para quem não quer se encontrar com brasileiros em cada esquina, propiciando assim uma imersão mais completa no idioma espanhol. Além disso, trata-se de uma cidade extremamente voltada ao público universitário – só na Universidade Nacional de Córdoba, por exemplo, são mais de 110 mil alunos.  

Mendoza

Nem só de vinhos vive Mendoza! A cidade paradisíaca situada aos pés da Cordilheira dos Andes é famosa pela produção de deliciosos vinhos, mas além disso é um ótimo destino para quem deseja fazer um intercâmbio, principalmente se você deseja praticar atividades ao ar livre nas horas livres.

Mendoza- Argentina

Vantagens de fazer um Intercâmbio na Argentina

Mesmo com a rivalidade entre brasileiros e argentinos, o país ainda continua sendo um dos destinos mais procurados no momento de fazer intercâmbio, principalmente pelos seguintes fatores.

Passagens aéreas mais baratas:

A proximidade com o nosso país faz com que o custo das passagens seja bem menor em comparação com destinos europeus ou na América do Norte, por exemplo.

 

Universidades acessíveis e de qualidade:

O corpo acadêmico argentino é muito bem visto em todo o mundo. Além do prestígio internacional, a maioria de suas universidades mantém programas de bolsas, que atendem inclusive a estudantes internacionais.

 

Calendário acadêmico:

A Argentina segue o mesmo calendário acadêmico que o Brasil, desta forma os semestres começam sempre em fevereiro e julho, terminando em junho e dezembro respectivamente. Essa é uma característica importante para quem já está cursando uma graduação aqui no Brasil, e pretende estudar fora durante um semestre sem prejuízos extras.

 

Mercosul:

Fazer parte de um mesmo bloco econômico traz inúmeras vantagens, o câmbio facilitado de moedas é uma delas. Mas, a livre circulação é sem dúvidas um dos maiores benefícios, na prática não é necessário ter passaporte- apenas RG emitido há menos de 10 anos- para entrar na Argentina (e nos outros países integrantes do Mercosul), assim como não é preciso ter um visto para períodos menores que 90 dias. Caso o período do seu intercâmbio exceda esse limite, basta comprovar residência em um país integrante do Mercosul, podendo renovar a estadia por até 2 anos em caso de trabalho.

 

Confira o relato da Iara, que viajou para Buenos Aires:

“Minha experiência em Buenos Aires foi ótima! Estudei na COINED e adorei tudo: a escola e a família, superaram minhas expectativas, fiquei muito feliz. Consegui estudar bastante, os professores são super atenciosos, a estrutura da escola é espetacular.”

Pronto pra embarcar?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *