Conheça mais sobre
seu próximo destino!

Irlanda

Com mais de quatro milhões de habitantes, essa terra de gente simpática nem de longe lembra os tristes tempos dos Troubles (problemas). Antigo território Britânico, a Irlanda teve sua independência reconhecida em 1922, apesar de se considerar independente desde 1916.

São Patrício, em inglês chamado de São Patrick, é o santo padroeiro do país. É no seu dia, 17 de março, que acontece uma das maiores celebrações em Dublin, com desfiles, música e muita, muita festa. Terra de muitos artistas, são irlandeses o escritor Oscar Wilde, os atores Colin Farrell e Liam Neeson, e claro, a banda de rock U2. Além disso, são tradicionais da Irlanda a cerveja preta Guinness (uma refeição num copo, como dizem lá), o café irlandês (café, uísque irlandês, açúcar e chantilly), o licor Bailey’s (feito à base de uísque irlandês e creme), o black pudding (tipo de salsicha feita com sangue de porco) e claro, o uísque irlandês, tido como um dos melhores do mundo.

Com paisagens de tirar o fôlego, a Irlanda ainda conserva muito de sua cultura medieval, e locais como Kilkenny são destinos turísticos populares, assim como os Penhascos de Moher, que se estendem por quase 8 quilômetros e são banhados pelo Atlântico. O clima oceânico temperado é facilmente percebido, com temperaturas médias de 4° no inverno e até 22° no verão. Com tanta diversidade e história, aliada a uma economia em crescimento, não é surpresa que a Irlanda seja um dos destinos mais populares para estudantes do mundo todo.

Capital: Dublin
Cidade mais populosa: Dublin
Línguas oficiais: Inglês e irlandês
Área Total: 70 273 km²
População (2011): 4.670.976 hab.
Moeda: Euro (€) (EUR)
Fuso horário: (UTC+0) / Verão (DST): (UTC+1)
Cód. telef. +353
Website Governamental: http://www.irlgov.ie

Dublin

Nos últimos 20 anos, a capital da Irlanda passou de um lugar calmo, com economia em recessão e ares arcaicos em uma moderna, vibrante e jovem (cerca de 35% dos habitantes tem menos de 25 anos) cidade europeia. Maior cidade do país, vivem hoje na área metropolitana de Dublin mais de 1.600.000 habitantes. Pubs antigos, animadas boates, centenas de locais com música ao vivo, e elegantes restaurantes dividem espaço com centenas de anos de uma história problemática, doída e fascinante. O Rio Liffey divide a cidade em duas áreas distintas, ambas vivenciando um desenvolvimento nos últimos anos.

É lá que se encontra a fábrica da famosa Guinness, destilada na St. James’s Gate Brewery desde 1759, cerveja que pode ser consumida em qualquer um dos mais de 1000 pubs da cidade. Além disso tudo, parques, museus e castelos completam o leque de opções de diversão para quem quiser morar na capital do Tigre Celta.

Galway

Com pouco mais de 70.000 habitantes, Galway é hoje a 4ª maior cidade da Irlanda. Localizada na parte Oeste, suas temperaturas não atinge extremos, com temperaturas médias de 6.8°C no inverno e 16°C no verão. Apesar de ser uma cidade grande, ainda conserva o estilo de vida das cidades do interior.

No passado foi governada por 14 tribos prósperas – de onde veio o apelido de Cidade das Tribos. Mesmo com o passar do tempo as ruas de estilo medieval resistiram, assim como os mercados que geralmente acontecem nos fins-de-semana. Soma-se a isso uma agitada vida noturna, regada a boates, pubs e cafés, fazendo de Galway um local imperdível.

Limerick

Limerick é uma cidade às margens do Rio Shannon, e tem uma linda vista do King John Castle. Com uma região metropolitana de mais de 85.000 habitantes, é a quarta maior cidade da Irlanda, apesar de não ser o maior destino turístico do país, não perde em beleza para suas vizinhas Galway e Cork, o que tem aumentado sua popularidade recentemente. Se origem viking, Limerick soube aliar seu passado histórico com a modernidade e hoje tem um grande centro de comércio, além de uma animada vida noturna.

Para os amantes de esportes, Limerick é um paraíso, pois sua população gosta desde o tradicional futebol, até o golfe, com uma paixão especial pelo rúgbi e pelos esportes gaélicos. Seu clima ameno, com temperaturas médias entre 4°C no inverno e 20°C no verão tornam as margens do rio um local perfeito para passeios e encontros, e dando à cidade um clima relaxado e aconchegante.

Waterford

Waterford é a cidade mais antiga da Irlanda, datando do ano de 914 é conhecida pela produção de cristais, além de sua história medieval. Localizada no Rio Suir, Waterford é dona de um dos postos mais importantes da Europa antigamente e conta com cerca de 50.000 habitantes hoje em dia. Ainda mantém atualmente sua aura de cidade do interior irlandês, e tem um ritmo muito mais relaxado e tranqüilo do que o das cidades maiores, sem deixar de ter todas as facilidades dos grandes centros urbanos.

Além de sua história medieval e seus cristais, Waterford encanta também pela sua música e cultura. Waterford Light Opera Festival, Waterford Spraoi Festival e Hullabaloo International Children’s Festival são alguns dos festivais que garantem animação e entretenimento para pessoas de todas as idades, mais um dos motivos que tornaram Waterford tão popular.

Boas histórias de intercâmbio…

A CCI Brasil adora proporcionar momentos incríveis, e gosta ainda mais de ouvir relatos dos intercambistas.

Continue lendo