Conheça mais sobre
seu próximo destino!

México

Com uma população que ultrapassa os 100 milhões, o México é um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, recebendo milhões de estrangeiros no país todo os anos, desde os que vão a turismo aos que vão a trabalho, negócios e estudos. Esbanjando energia, os mexicanos são pessoas extremamente animadas, que tem a sorte de morar em um país onde as paisagens carregam um valor histórico inestimável e as noites são regadas a tequila.

Onde o Mar do Caribe encontra a Península Yucatán, recifes de corais encantam, assim como diversos animais marinhos de todas as cores, tamanhos e espécies. Enquanto o deserto é o lar dos agaves, planta típica, é em Cancun e Acapulco que encontramos as famosas tequilas, e onde milhares de pessoas circulam entre as animadas praias durante o dia e nos bares e boates à noite.

Capital: Cidade do México
Cidade mais populosa: Cidade do México
Línguas oficiais: Espanhol e agrupamentos linguísticos indígenas
Área:  1 958 201 km²
População (2010): 112.322.757 hab.
Moeda:  Peso Mexicano (MXN)
Fuso horário: (UTC -6 A -8)
Código telefônico: +52
Website governamental: http://www.presidencia.gob.mx

Cidade do México

A Cidade do México é a capital do México e sede dos poderes federais dos Estados Unidos Mexicanos, constituindo uma de suas 32 entidades federativas, bem como figurando como a maior e mais importante entidade urbana do país. A Cidade do México, com 8 864 370 habitantes (2012), é a cidade mais populosa do México e da América do Norte. A cidade é o principal e mais desenvolvido centro urbano, econômico, cultural e político do país, além de ser uma das maiores metrópoles do mundo — tendo sido considerada por organizações internacionais uma “cidade global alfa”. Apenas a Cidade do México responde por 21% do PIB total do país e sua área metropolitana, por mais de 34%. A área metropolitana da Cidade do México ocupa o 8º lugar das cidades mais ricas do mundo ao possuir um PIB de 390bilhões de dólares que deve se duplicar até 2020, colocando-a em sétimo lugar e em 6º lugar no continente.

Guadalajara

Guadalajara é uma cidade mexicana, capital do estado de Jalisco. É a terceira cidade mais populosa do país, com 1 495 182 habitantes e é sede da Região Metropolitana de Guadalajara, formada com outros sete municípios, considerada a segunda área metropolitana mais populosa do país e a décima na América Latina, com 4 625 000 habitantes. A economia da cidade é baseada na indústria, especialmente de tecnologia da informação, com um grande número de empresas internacionais e fábricas na área metropolitana de Guadalajara. Produtos locais, tais como calçados, têxteis e indústrias de processamento de alimentos, também faz-se presente. Guadalajara é um importante centro cultural no México, considerado pela maioria como a casa do Mariachi e sediando vários grandes eventos culturais, como o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara – eventos de renome mundial que atraem multidões internacionais.

Guanajuato

Cercada pelas montanhas da Sierra de Guanajuato está a pitoresca cidade Guanajuato. Com mais de 160.000 habitantes, é extremamente charmosa, o que é óbvio quando você entra na cidade pela sua rua principal, que é subterrânea. Por ali, o rio que corta a cidade costumava a transbordar e inundar o centro da cidade, até que em 1960 foi construído um dique.

Para andar pela cidade, sem dúvidas a melhor opção é a pé. Cortados por diversos callejones (becos), o mais famoso sendo, com certeza, o Callejón Del Beso (beco do Beijo). A lenda diz que esse beco é tão estreito que os enamorados, cada um em uma varanda de um lado do beco, podem se encontrar no meio e se beijarem!

Mérida

Mérida é a capital e a maior cidade do estado do Iucatã, no México. Localiza-se no sudeste do país e tem cerca de 800 mil habitantes. É uma cidade que goza da reputação de oferecer um elevado nível de qualidade de vida. Suas características urbanas são horizontais e tem muitas áreas arborizadas disponíveis. A área metropolitana de Mérida, que inclui peças de dois outros municípios, (Kanasín e Uman), que abriga uma população de cerca de um milhão de habitantes, o que o coloca como a cidade mais populosa toda a região do sudeste do México e é a décima segunda área metropolitana, no México. Mérida foi nomeada em 2000 Capital Americana da Cultura em virtude de sua vocação e que deu um impulso considerável para atividades culturais. A cidade já sediou duas reuniões Estados Unidos – México, a primeira em 1999, e a segunda em 2007. Em recentes reuniões científicas internacionais também foram realizadas na cidade de Mérida: a Olimpíada Internacional de Matemática em 2005, a Olimpíada Internacional de Informática em 2006 e a Olimpíada Internacional de Física em 2009.

Oaxaca

Um centro cultural vivo, Oaxaca City é praticamente um museu a céu aberto, com mercados e igrejas famosos no mundo todo. Com mais de 520 mil habitantes, a cidade fica entre duas serras, dentro de um vale fértil, que produz entre outros o agave, ingrediente usado para fazer o mezcal, bebida destilada típica, assim com a tequila.

Seu clima subtropical atrai pessoas para Oaxaca há milhares de anos, e reúne uma das maiores diversidades culturais e ambientais do mundo, fazendo da cidade um local de relevância mundial para os amantes de arte e artesanatos.

Playa Del Carmen

Apesar da proximidade com Cancun e do crescimento vertiginoso de sua população, Playa Del Carmen ainda preserva muito do seu charme de cidade praieira. O paraíso que é Playa foi descoberto por aqueles que queriam a calma que não se encontra em Cancun nos últimos 20 anos e fez com que sua população crescesse vistosos 100.000%!

Atualmente muito mais desenvolvida, Playa, como é carinhosamente chamada, vem atraindo pessoas dos mais diversos lugares do mundo, que buscam diversão e tranquilidade em suas belas águas turquesa.

Puerto Vallarta

Conhecida como uma das mais belas cidades mexicanas, Puerto Vallarta ficou famosa no mundo inteiro por ser o cenário do filme A noite do Iguana, em 1964. Com a fama vieram os turistas, e hoje a cidade é um dos locais mais visitados do país. Ainda assim, basta uma caminha à parte mais antiga da cidade para saber que nem tudo mudou, apesar de ser hoje uma cidade de porte médio, com cerca de 220.000 habitantes.

Com diversas opções de compras, restaurantes e diversão, Puerto é uma ótima opção de destino tanto para os que querem aprender espanhol, quanto apenas curtir tudo que essa charmosa cidade tem a oferecer.

Boas histórias de intercâmbio…

A CCI Brasil adora proporcionar momentos incríveis, e gosta ainda mais de ouvir relatos dos intercambistas.

Continue lendo